01/07/05

Novas Amizades





Podia simplesmente escrever acerca de amor, de desejo, de prazer que, como todos sabemos, traria logo um mar de gente (o qual admiro mas não apenas).

Podia escrever simplesmente acerca do tempo, do fim-de-semana, da subida de temperatura (que não deixa de ser espectacular).

Resolvi, porém, escrever acerca da amizade… tchiiiii que grande e magnífico sentimento esse…

Nos últimos tempos tenho descoberto outra forma de amizade!

(o que é que esta fulana vem p’raqui dizer? – perguntam muitos de vós – Só há um sentimento de amizade. Amizade e mais nada!)

Mas passo a explicar a minha afirmação:

No início deste ano descobri (e que magnífica descoberta) o mundo dos blog’s. Gostei tanto que não resisti em ter o meu e passados alguns dias lá estava ele a nascer o Toukibem – o meu espaço, a minha casa…

Passados pouquíssimos dias fui confrontada com uma mensagem de uma amiga nossa, na qual constava que tinha de fazer uma pausa por excesso de cansaço… (diria mais desânimo) e lá se me encheu o peito de tristeza… não me contive, senti o grito que saia d’aquelas palavras, ainda que poucas, e todo o desgosto que elas transmitiam e postei para ela… acerca dela… e por ela… e desde então a considero amiga, temos trocado alguns e-mail’s e umas poucas chamadas telefónicas…

Conhecemos a voz uma da outra, os medos de ambas, alguns desgostos sofridos e… sabemos que nos momentos em que nos apetece pousar as armas, podemos sempre contar com os conselhos da outra (se é que nos vale de algo… que valha!)

Dias mais tarde dediquei-me ao Messenger… (não foi propriamente descoberta uma vez que já “o” conhecia) foi antes acatar uma sugestão de um pedido de alguém que necessitava falar comigo (não sei como nem porquê, há gente que se sente bem em falar comigo...)

E lá iniciei mais uma nova caminhada! (muito a medo devo revelar-vos…)

Ia aceitando os pedidos dos novos contactos (desde que os conhecesse é claro… nada de correr riscos desnecessários) e, a maior parte dos contactos foram pedidos através do e-mail.

Ontem recebi um mail que não me podia deixar indiferente… primeiro porque foi uma presença que me ajudou bastante num período mais conturbado da minha vida profissional… sempre me apoiou e até “presenciou” (através do MSN) algumas lágrimas minhas… deu-me a mão e as palavras foram soberbamente escolhidas e ergueram-me num ápice!

Não nos conhecemos pessoalmente e do que nós somos, apenas conhecemos a voz e o sorriso mostrado através de algumas fotos trocadas (muito a medo eu sei…) em ficheiros enviados.

Na mensagem de ontem recebi um pedido de desculpas pela sua ausência, por não ter tempo de estar “presente” pois tem tido demasiado trabalho (graças á deu meu irrrrmão!) e continuava com palavras que me deixaram de lágrimas nos olhos (eu sou assim… acho que dizem que é por ser mulher, ou lamechas… mas eu acho que é por ser sensível… afinal os homens também choram) e na minha resposta apenas pude rematar… (já vos digo lá mais p’ró final).

Há ainda, mais umas quantas amizades, que fui fazendo. Duas delas conheci-as pessoalmente (são como se mostraram!) e são óptimas pessoas. Uma necessita de todo o apoio que lhe possamos dar… (e ando preocupada pois tem-se mantido afastada) enquanto que a outra revelou-se num excelente amigo e até me prestou uma grande ajuda naquela minha fase da mudança de trabalho (mudanças!).

Não me posso esquecer também de mais um grande amigalhaço (lá do norte) que também nunca me deixou ficar a “pastar” (lá por eu ficar um mês sem net) e lá pegava ele no telélé e lá ficávamos nós a conversar como se nos conhecêssemos desde sempre.

E também há uma menina que anda completamente perdida e com a qual tenho mantido algumas conversas curtas (desculpa mas o trabalho realmente preenche os meus dias) mas da qual eu não me esqueço e até a tenho como minha “protegida” (se é que assim o pode ser)

E sei lá mais quantos… eu não me queria esquecer de nenhum (ou nenhuma) e se tal acontecer é pura e simplesmente porque o tempo continua a “contar” e já tenho o pessoal a olhar p’rá minha secretária (está demasiado arrumada!).

E destas amizades que eu hoje resolvi falar… novas amizades… num novo contexto do que pode ser a amizade.

Muitas delas conseguem saber, acerca da minha pessoa, de episódios que ainda não consegui contar á minha amiga João (a minha alma gémea em termos de amizade). Não pelo episódio em si… mas porque teclar é mais fácil que falar e porque por detrás do monitor estará alguém que também partilha de algo comum e que jamais nos julgará (o que por vezes as amizades ditas normais, fazem sem quererem ou se aperceberem).

Por isso deixo-vos aqui as palavras com que terminei a mensagem de ontem (aquelas que ficaram para o final).

Não preciso de olhar para o céu para saber que lá está o sol!

(Obrigada a todos pelo apoio, pelas gargalhadas, pela partilha, pela cumplicidade… por tudo!)

10 comentários:

Angelica disse...

Oi Amanda, eu descobri este mundo há mt pouco tempo e pq como tantos senti necessidade de ir escrevendo o q sinto, dado estar numa fase mt complicada, o teu cantinho só descobri hoje mas não queria deixar de dizer que gostei das tuas palavras e se quiseres mais uma blog/amiga voltarei mais vezes pq tb acho que um amigo a mais é sp uma dádiva mesmo q seja só a teclar. Beijinhos

Tino disse...

Huuuummmm,consultas através do messenger...aínda vais deixar algum psicólogo no desemprego! :)
A amizade é realmente algo muito importante na vida de todos nós,ou estaríamos sós... :)

Um beijinho amigo *

mokomaori disse...

obrigado?!?!oras....anytime, anywhere...

Night disse...

Os amigos verdadeiros contam-se pelos dedos de uma mão, esses nunca deixarão de estar ao teu lado por mais erros que cometas, a amizade é um valor importante demais, não tem a chama da paixão ou o calor do amor mas é mais importante que esses dois juntos, sem amigos nada somos neste mundo...
Kiss*

Anónimo disse...

Esta minha memória é extraordinária... Não é que me fez lembrar um certo comentário em que oferecia uma determinada 4L para ir para Bora Bora?!? (Ah, tás-ta rir?!?!?!)

Anónimo disse...

Há pessoas que nem sequer conhecemos mas que pelos seus gestos, mostram ser bons amigos. Gostei bastante destas tuas palavras, abertas, sinceras. Beijo enorme e bom fim de semana:))

Anónimo disse...

Para quem começou hoje a recuperar das Férias ocorrem-me as seguintes palavras de homenagem ao teu texto de hoje. De homenagem e de obrigado: A MELHOR AMIZADE É AQUELA QUE NASCE SEM MOTIVO. Bj Grande.António

Anónimo disse...

Realmente é magnifico saber que podemos contar com pessoas que nem sequer conhecemos. Sabemos sempre que há pelo menos 1pessoa no mundo que vive, respira e sente o que nós sentimos. Considera-te uma pessoa com sorte...

bjs Numenesse

Anónimo disse...

Também eu tenho encontrado óptimas pessoas por aqui e inícios de amizade... e tu és uma das pessoas mais queridas que aqui visito. beijinhos

Amanda disse...

P/Baby: Espero que possas ultrapassar essa "fase" rápidamente quanto a mais uma amizade... é sempre bem vinda! senta-te e fica á vontade! beijo.
P/Doris Falcon: Excellente comparação. Beijos.
P/Tino: Pois é... afinal eles são necessários mas a maior parte das vezes o que leva as pessoas a recorrer a essa especialidade é a verdadeira falta de Amigos. Lembro-me de ter lido (e concordo plenamente) que: um amigo não é o que se manda atrás de nós do alto da montanha mas sim o que está lá em baixo para nos amparar a queda! Beijokas.
P/Mokomaori: Anytime?! Anywhere?! (é meeeeeesssmo?!!!). Beijos.
P/ NightWolf: E não é que tens toda a razão!!! :) Beijos.
P/Alberto: É claro que estou a rir e até porque quem sabe se não é desta que lá vamos!!! Beijo.
P/Sylpha: Obrigada. Beijos.
P/António: É mesmo! Até porque há sempre motivo para fazer mais amizades... Beijos.
P/Keimadela: Sou mesmo! Beijos.
P/Frog: Sem dúvida! Beijo.
P/Morgana: Obrigada amiga! Beijão.