03/03/09

I Have a Dream!



Ou tenho um projecto que conto cumprir a curto prazo.

Envolve crianças com necessidades educativas especiais (das que não se vêm mas se sentem), como dislexia, hiperactividade, défice de atenção, etc. Porque cada vez mais sinto (eu) a necessidade de me envolver directamente na problemática em que há muito estou inserida.

É certo que dá um trabalhão danado lidar com meninos e meninas tão normais, que apenas herdaram uma "disfunção" que lhes dificulta a vida nesta tão limitada sociedade. "Disfunção" porque foi assim que alguém rotulou algo que é difícil de trabalhar, educar, ensinar, compreender, entender ou que sai do convencional, embora seja fruto da natureza. "Disfunção" porque é bem melhor e mais fácil dizer que a tempestade se deve à fúria dos Deuses do que entender os fenómenos naturais que a originam. "Disfunção" porque a natureza os contemplou com um temperamento que não se enquadra nas escalas, nos rótulos, nas embalagens, nas categorias e calibres que a sociedade ditou. "Disfunção" porque é bem mais cómodo colocá-los à margem, fazendo parecer que estão completamente integrados numa sociedade que não só não os compreende, como não se preocupa, nem quer saber.

As várias “disfunções”, suavemente camufladas numa aparência dita normal, que prejudicam o desempenho e aprendizagem escolar estão-me na mira. Eu sei que não vou mudar o modo de actuar da sociedade mas se ajudar um menino que seja já tenho a minha batalha ganha… porque a guerra, essa, só mesmo com um batalhão mas eu já sou uma!

E não Sr. Ministro, apesar de termos esse número de técnicos de ensino especial no país, não passa disso mesmo.. estão no país mas não estão nas escolas! E os alunos com dificuldades de aprendizagem estão como sempre estiveram: largados ao abandono de um insucesso escolar que nem escapa aos ditos alunos "normais".

Deixemo-nos de hipocrisias, de colocar a culpa em fonte alheia:

Pais, encarregados de educação, professores, educadores, técnicos, formadores, ... preocupados, empenhados, mentalmente disponíveis, solícitos, ... PRECISAM-SE!!

Enquanto houverem meninos com um sonho...


2 comentários:

Vício disse...

se tivesses ido a Espinho tinhas sido mais aplaudida que a Maria de Lurdes!

Amanda disse...

Vício:
e achas que isso me satisfaria?

no way!

o meu lugar é mesmo ao lado dos "desamparados", os outros que se fooo..vão "enxer" de piolhos!