13/09/06

"Trabalhos de Grupo"


Eh pá!!! Esses mesmos!

Também se recordam?!

Corriam os tão espectaculares anos oitenta, os nossos pais saíam de manhã para o trabalho, do qual só regressavam já á noite, nós apanhávamos os transportes públicos que nos levavam á escola e, uma vez por outra, lá tínhamos os tão magníficos “trabalhos de grupo” para fazer.

É claro que tive trabalhos que foram mesmo escolares e realmente feitos em grupo dos quais até obtivemos espectaculares notas, mas do que quero falar agora são dos tais “trabalhos de grupo” (eu sei que já repararam nas “”)

No tempo em que não haviam tantos “perigos” e em que os nossos pais aceitavam uma simples explicação: “-Tenho trabalho de grupo!”

Lembram-se?

Daqueles em que eu combinava ir ter a casa da minha amiga, que a mãe era “contínua” lá na escola (o que dava imenso jeito pois não corríamos o risco de ela sair antes do emprego), e como eu, mais uma ou duas meninas e respectivos acompanhantes.

No tempo em que as músicas calmas se chamavam slow’s e que os xôxos duravam o tempo de uma dessas músicas.

No tempo em que curtir não passava mesmo de uns beijos e de uns “amassos” mas tendo sempre atenção aos pontos extremamente proibidos de “amassar”.

No tempo em que os discos ainda se colocavam naquele gira-discos que a tampa servia de coluna (ou será altifalante?), em que os discos eram de vinil e que nos limitávamos a duas músicas, no caso dos 45 rotações, ou a umas quantas músicas nos de 75 rotações (mas nunca, nunca, as já tão habituais 20 e tais músicas dos cd’s e já para não falar de outras tecnologias).

No tempo em que ainda baixávamos os olhos quando o olhar do “pão”, lá do sitio, encontrava o nosso. Ou que a face se desviava naturalmente quando outros lábios procuravam pelos nossos.

No tempo em que tudo era ingénuo. Em que as amizades eram cúmplices até morrer (ainda hoje guardo as mais importantes). Em que os pensamentos nem ás paredes se confessávam. Em que não se exigia mais senão uns quantos beijos e em que a satisfação passava por um simples abraço ou um avermelhado sorriso.

No tempo em que, e apesar destas horas bem curtidas, ainda conseguíamos ter cabeça para os livros e para “marrar” para o teste do dia seguinte. Em que se tiravam as dúvidas em grupo, nos intervalos de 10 minutos ou então no intervalo maior de 20 minutos.

No tempo em que as aulas eram de 50 minutos e em que eram poucas as disciplinas que tinham dois tempos seguidos (sem nunca esquecer o intervalo de 10 minutos entre os respectivos tempos, claro!)

No tempo em que levávamos uma “sandes” como lanche que comíamos no intervalo maior, nas traseiras do bloco depois de termos perguntado a todos se alguém queria (e por vezes ficando apenas com metade da respectiva, daí que alguns colegas desse tempo adoptassem métodos para que ninguém quisesse tal “oferta”).

No tempo em que as festas de final de período escolar eram na sala de convívio, normalmente junto da secretaria e da papelaria.

No tempo em que as raparigas se perguntavam: o que haveria de tão interessante numa bola para que aquela rapaziada toda passasse o tempo dos intervalos a correr atrás de tal artefacto?

No tempo em que os namoros começavam, grande parte, uns diazinhos antes das férias de verão (devia ser dos ares quentes! É que naquela altura até o verão parecia mais quente) para mais tarde recordar…

Tchiiii… como isto já vai longo!

Admiráveis “trabalhos de grupo”

Magníficos anos 80… sem dúvida!


(sei que todas gerações têm os seus encantos, mas os anos 80 foram os meus e é deles que recordo)

9 comentários:

BUXEXINHA disse...

Acesse o: Blog do Buxexinha
Clik Aqui

Morgana disse...

eh pá... sabes... os meus trabalhos de grupo foram sempre trabalhos de grupo oficiais... he pá.. q vidinha sem sal... beijinhos

Anónimo disse...

Xi...só os 80? Foram bons, espectaculares, participei, não como tu porque os meus "teus" foram antes. Mas sim, é optimo relembrar, não com saudosismo doentio mas como MEMÓRIA. Trabalhos de grupo... sempre, destes e de outros, gostosamente!

waterfall disse...

E no tempo em que se escreviam cartas!
Que saudadesda adolescência nos anos 80!

Angelica disse...

ó pa!!! que saudades tenho destes tempos!!

os dias de verão eram sem dúvida mais quentes, também penso sempre nisso!

que bom que é recordar....

beijinhos *

Isa Maria disse...

magníficos mesmo. Adrei recordá-los

Anónimo disse...

Já para não recordar as viagens de estudo, em que o autocarro mais parecia o barco do amor. Um abraço Amanda.

Aragana disse...

Epá... eu ainda vivi muitas dessas coisas nos doces anos 90!!!!!

Os faMOSOS TRABALHOS DE GRUPO

Anónimo disse...

E agora o que faço!

Lembraste-me os bons velhos tempos... o fascínio dos olhares cumplices, dos beijos carregados de insegurança, dos toques fortuitos plenos de sensualidade amedrontada...

Mas também me disseste que durante todo esse tempo andei enganado. Eu pensava que os intervalos maiores só tinham 15 minutos (10 + 5 de tolerância).

Ora 5 minutos x uma mão cheia de dias dá...


Eu quero esse tempo de volta!