15/03/06

Bom Aspecto!



Ontem, apesar de já chegar mais tarde que o normal a casa, ainda tive tempo para seguir a receita de um bolo que constava na primeira revista de comida vegetariana que comprei.

Quem me lê, há já algum tempo, sabe que sigo um modo de vida “natural”. Tendo filhos e não tendo a mínima noção das dietas vegetarianas, sigo uma dieta dita saudável em que, por vezes, até há lugar para as batatas fritas e os bifes.

Ora, na semana passada, comprei uma revista de receitas vegetarianas que me pareceram úteis para quem se quer iniciar em tal prática. É claro que o meu filhote mais novo dedicou particular atenção aos bolos, bolinhos e bolachinhas. Já rondavam as 21 horas quando, ontem, ouvi um sonante:

-Mãe! Então vamos fazer o tal bolo de bom aspecto?!!

E tinha mesmo bom aspecto “Bolo de Laranja e Gengibre”

Lá foi ele buscar a balança (ele adora o “brinquedo”), ia-me dizendo os ingredientes á medida que eu os ia colocando em cima da bancada até que lá veio a eterna pergunta:

-Posso mexer mãe?!

E lá começou a tarefa pasteleira!

Envolveu as farinhas (de trigo “normal” e de trigo integral) com o ovo, o açúcar amarelo e duas colheres de manteiga vegetal.

Enquanto foi espremer o sumo da laranja fui ligar o forno e preparar a forma.

Juntamos, ainda, um pouco de leite e a colher de gengibre. A receita é bastante simples. Notei que a massa ficou mais espessa que nos habituais bolos “normais”. O meu pequeno inventor ainda me dizia para colocar mais leite mas deixei ficar como estava na esperança que fosse mesmo assim o “ponto” da massa.

Foi ao forno, a 180º, durante cerca de 30 mn e…

-Que bom aspecto mãe!!! Cheira tão bem!!!

e não é que estava mesmo!!!!

Depois de verificar que não havia massa crua no seu interior, retirei-o do forno, sob o olhar atento de uns olhos brilhantes cor de mel.

-Bem! O melhor é ir-me deitar já que está muito quente para comer agora!

E lá foi ele, dormir descansado, na certeza de que, na manhã seguinte, teria bolo de laranja e gengibre para o pequeno-almoço.

(agradam-me, também, as receitas de uns bifes de lentilhas e ainda umas empadas de tomate!!!)


3 comentários:

Anónimo disse...

Tb quero 1a fatia ;0)
Parece delicioso, e só o facto de ser feito com a ajuda do teu filhote o torna maravilhoso.
Sao momento k relembramos com carinho em todas as demais fatias de bolo.
Grata por de certa forma poder participar nesse carinhoso momento.
Beijo para os dois.

Aragana disse...

Fiquei com vontade de comer bolo quente... e eu adoro bolo quente!

Anónimo disse...

Ora viva Cara Amanda... Empada de tomate?! Uau, parece-me bem, e ficaria profundamente agradecido se publicasse essa receita. E digo-lhe mais, até sou capaz de a premiar com outro blogjob para a melhor receita da blogosfera. Cara Amanda, que faça sempre muitos e óptimos bolos com os seus filhos, foi um belo momento partilhado com os seus visitantes. Um abraço... SHAKERMAKER