É impressionante a facilidade com que certas pessoas resolvem os seus excessos com um pedido de desculpas.
Fazem o que lhes apetece fazer, sem medir consequências para o próximo e depois é só se desculpar e o assunto fica resolvido.
Num destes dias, após relatar a determinada pessoa o quanto me magoou com a sua atitude, e após a mesma pessoa afirmar que tinha consciência que realmente tinha tido um comportamento menos correcto para comigo, pediu-me, logo de seguida e sem sequer me deixar continuar a falar, desculpa várias vezes. E quis acabar a conversa com um:
“- Eu já te pedi desculpa, o que queres que faça?”
É espantoso que haja pessoas que só olhem para o seu umbigo e que, após tomarem decisões menos próprias, resolvem-nas precisamente ausentando-se da culpa. Com razões e justificações em outros factos que não o seu próprio comportamento.
Ainda ouvi:
“- Tens de compreender que estava com uns copos a mais!”
E começo a pensar se assim, e neste contexto, valerá a pena aceitar este pedido de desculpas?
Todos temos o direito de errar. Somos todos humanos. Eu, embora consuma álcool apenas em convívio, consigo aperceber-me até que limite o devo consumir para evitar “cenas tristes”. E fico extremamente chateada (ai fico, fico!) quando começam a inventar pretextos, escusando-se com comportamentos menos adequados que, sendo nós adultos devemos tomar todas as medidas possíveis para os evitar.
Há que tomar cautela, sem dúvida, e há que ter em atenção que se nós temos sentimentos, se nós temos direitos, se nós queremos ser livres, todos os outros seres humanos têm esses mesmos sentimentos e direitos. Que não basta pedir desculpa para resolver o assunto e muito menos quando o motivo causador foi conscientemente.
E o que mais me irrita é que todos os motivos servem de desculpa até o facto de eu não me ter queixado na hora. Afinal somos adultos ou eu tenho de me armar em queixinhas ou ama de adultos com comportamentos infantis?
Somos ou não responsáveis pelas nossas decisões e pelos nossos comportamentos?
Após falar desta minha experiência com amigos vejo que todos nós já fomos vitimas destas situações, em que um pedido de desculpa resolve qualquer comportamento menos correcto que um qualquer adulto resolva ter para com os outros seres da sociedade dita civilizada.
Todos nós sabemos que as desculpas evitam-se, pior mesmo é nem sequer se querer evitá-las e nada fazer para as acautelar.
Mas que merda é esta? Chega aqui um gajo, bebe uns copos, excede-se, eu chamo-o á atenção, ele continua na festa, continua a exceder-se, estraga-me a minha festa e depois, no dia seguinte diz-me que sim senhora que tenho razão, que se excedeu mas para eu compreender que se meteu nos copos e resolve tudo com uma palavra só!
- Desculpa!
Aiii! Assim não dá! Comigo não!
Digam-me o que quiserem, chamem-me de inflexível, mas sou completamente contra estas desculpas. Se somos seres inteligentes. Se temos consciência, então usemos as capacidades impressionantes que a natureza nos deu!
“Tristes os de pensamento pobre!” é o que me ocorre dizer
Se ao menos servisse de lição para se evitarem, ainda me conseguia convencer que o pedido era sério… se ao menos…
(nota: falo apenas dos pedidos de desculpa motivados por comportamentos conscientemente inadequados. Continuo a dizer que todos temos direito a errar mas não a magoar deliberadamente sabendo que estamos a agir incorrectamente.)
6 comentários:
às vezes nem é tanto pelas palavras... não é um "desculpa aí" que faz a diferença, mas a atitude de reconhecimento ou o evitar de situações que possam magoar alguém!
mas se queres mesmo saber... caga nisso! pessoas assim não vale a pena!
Claro que quem não sabe beber, beba água.
Esquece isso.
Jokas
Conheço pelo menos duas pessoas que deviam ler este teu texto!! É que já me cansei de aceitar pedidos de desculpa deste tipo!!!
Beijinhos
CONCORDO CONTIGO 100%.. em tudo mesmo.
Acho inadmissível as pessoas fazerem e dizerem o que lhes apetece e depois resolver com um "desculpa".
Eu quando digo o que quero e o que penso nao peço desculpa por isso. são as minhas ideias e tenho que o assumir.
Mas como eu costumo dizer.. se assim for, eu passo a dizer e a fazer todos os impropérios as pessoas e depois resolvo com uma desculpa a ver se eles gostam...
Bjinhos Amanda
Também acho que existe verdade no que dizes...e se existirem mais pessoas que não aceitam a desculpa pela desculpa... porque afinal é tão fácil falar sem sentir... e reflectir... talvez mais pessoas aprendam com os próprios erros...
belo espaço este!!!
Concordo completamente contigo, detesto desculpas de mau pagador, de resto não ha mais nada a dizer, disseste tudo, beijinhos*
Enviar um comentário